Personal tools

Difference between revisions of "Users/pt-br"

From Rivendell Wiki

Jump to: navigation, search
(Created page with "=Usuários= Usuários e senhas às vezes causam muita confusão, então vamos mostrar um rápida explicação sobre os vários tipos de usuários e quais as senhas associada...")
 
(No difference)

Latest revision as of 11:49, 13 March 2018

Usuários

Usuários e senhas às vezes causam muita confusão, então vamos mostrar um rápida explicação sobre os vários tipos de usuários e quais as senhas associada a eles. Existem "sistemas" (usando um termo mais amplo) que tem usuários relacionados: Linux, programas do Rivendell e mySQL. As senhas para as diversas contas podem ou não ser importante para os programas do Rivendell.

Contas Linux:

root: A conta de super-usuário do sistema Linux, a senha não é importante para o Rivendell

rd-user: A conta de usuário com menos privilégios que qualquer pessoa pode efetuar o login para poder utilizar os programas do Rivendell. Essa conta não precisar chamar necessariamente rd-user, você pode nomear a conta com qualquer nome. Essa conta deve ser referenciada no arquivo /etc/rd.conf na seção '[Identity]'. Observe que a senha nessa seção do /etc/rd.conf NÃO é a senha da conta do usuário Linux rd-user.

[Identity]
Password=letmein
AudioOwner=rd-user
AudioGroup=users

O campo password não importa a senha inserida, mas evite de colocar a mesma senha que voce utiliza no login do sistema Linux por motivos de segurança.

Contas mySQL:

root: A conta root do mySQL. NÃO confunda com a conta de super-usuário do Linux e você não precisa ter a mesma senha que a conta de super-usuário do Linux por motivos de segurança. A princípio não faz realmente diferença se as senha são iguais ou não.

rduser: Conta criada no banco de dados mySQL a primeira vez em que o rdadmin foi executado. Essa conta não tem relação com a conta rd-user do Linux e a senha por sua deve ser diferente, por motivos de segurança.

Quando o rdadmin é executado pela primeira vez, é lido o arquivo /etc/rd.conf e é criada a conta do rduser no mySQL e a senha é definida como sendo a Password colocada na seção '[Indentity]' (veja acima). Essa conta/senha é utilizada pelos programas do Rivendell quando em comunicação com o mySQL - esses dados nunca serão utilizados diretamente pelos usuários finais.

Contas Rivendell:

admin: A conta administrativa utilizada em todo sistema Rivendell. Esse usuário é configurado quando você executa o rdadmin. Pode ou não ter uma senha associada, é recomendado que seja utilizada. A conta admin administra as permissões e funcionalidades do sistema Rivendell. Esse pode mudar as configurações do sistema, adicionar ou remover contas de usuários, associar portas e placas de som com dispositivos de E/S, etc.

user: A conta padrão do usuário interno do Rivendell. Essa conta é que normalmente é utilizada para as operações do dia-a-dia. Por definição, é permitia a essa conta realizar qualquer coisa, exceto funções administrativas, e editar ou criar tarefas do RDLogManager. Contas adicionais podem ser criadas, dependendo da politica da estação, com mais ou menos restrições.

Se um software de horário é utilizado, é uma boa idéia criar uma segunda conta de usuário, identica com o 'user' padrão, porém que contenha o 'Modify Templates' marcado em RDAdmin->ManagerUsers. Sem esse campo marcado, os botões das tarefas 'Edit Events', 'Edit Clocks', e 'Edit Grids' ficam inacessíveis no RDLogManager. Você não quer que ninguém modifique essa tarefas, uma vez que eles estejam criadas. Edite-as com uma conta de usuário com permissões elevadas. Utilize a conta 'user' padrão (ou qualquer outra conta que você criou) para as operações do dia-a-dia.

Esse usuário/senha não tem nenhuma relação direta com a conta Linux rd-user.

Várias contas de usuários podem ser criadas.

Template:Languages